Friday, April 27, 2007

Homo Cideas




O homo cideas era um homem colectivo que antes de ser homem foi escaravelho… herdara deste o dom de ver no desperdício dos outros um grande tesouro, com potencial para minorar a miséria de muitos.
Então o Homo Cideas tentava convencer os “outros” os Homo auto denominados Sapiens; que de sapiens tinham tanto como de escaravelho tinha o cideas… tentava convence-los a olharem para eles próprios com um olhar crítico, impeli-los a evoluir… para isso teriam de largar a pele, como o fazem os repteis e os insectos, e nessa antiga casca ficariam retidas as partes mais negras da natureza humana… mas o sapiens não ouvia e o Cideas não se calava… este impasse de forças ainda hoje persiste…
O nosso cideas continua a preservar os tesouros ignorados pelo sapiens, e a guarda-los como fazem os esquilos com as ultimas nozes do Outono, e desses lugares continua a brandir os avisos, sem descurar a sua missão, sem negligenciar o peso das suas pegadas…

Inspirado no mito de Sísifo e dedicado a todos os Homo Cideas

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Este é de facto um dos melhores textos que já li sobre a humanidade desumanizada.
És muito grande meu bravo gurreiro e lanço desde já um desafio, que tu já calculas qual é não estivessemos nós em sintonia, que é uma curta disto... É que é simplesmente genial...

5:55 PM  
Blogger Sérgio J. F. Matos said...

Magnífico... e mais não digo...

S.

1:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meu caro amigo faunesco,é nestes escritos teus que vejo que existe uma maneira certa de viver.Não sendo eu um homo sapiens como tu os retratas, ou pelo menos não me vejo como um, estou ainda longe de ser um Cideas.Aprendo mais um pouco a sê-lo sempre que estou contigo.sempre que estou contigo é impossível ficar indiferente...o mesmo se aplica ao que te sai da ponta da caneta.Fantástico...

PS:Beijinhos à família ;)

Jaime "Latas" Esqueci

7:25 AM  
Blogger Ana Isabel said...

A sabedoria ancestral alastra-se sinuosamente pelas raizes da nossa Alma... transportando-nos a um ritmo célere à consciência de Gaia e do Universo.
Levando-nos a recordar memórias de outras vidas e reaprender lições perdidas, para nos finalmente elevarmos a novas dimensões do nosso Ser.

Namasté (O meu Deus interior Saúda o teu Deus interior)

Isabel

4:00 PM  
Blogger MauMau said...

^_^

4:05 AM  
Blogger Francisco Martins said...

Yoh mister Faun!
Para quando um novo post neste espaço?? Exigo um novo post...esta blog está em hibernação há demasiado tempo. Já não tens desculpa...Moveee!!!

Xiku

1:53 AM  
Blogger Unknown said...

Amei, com tudo incluído
Filho de Dana
Marjo

1:55 PM  

Post a Comment

<< Home